Antecedentes Históricos

Uma biografia com destaque às origens familiares.

Bernardo José da Câmara foi combatente na Federação do Equador, um dos principais quadros do Partido Liberal em Pernambuco, figura de destaque na Praieira e um dos responsáveis pela reconstrução do Partido após a derrota.

Durante a Guerra do Paraguai, apoiou o esforço de guerra recrutando um contingente de voluntários da Pátria e, em reconhecimento, foi agraciado com o título de Barão de Palmares.

A narrativa da vida pública de Bernardo aparece permeada por uma resenha dos acontecimentos históricos ocorridos em Pernambuco sob o influxo das idéias do Iluminismo e pelo inconformismo com a centralização do poder imposta pela monarquia portuguesa e pós independência pelo império.

Antecedentes da Família Câmara

As origens de Bernardo são abordadas a partir da chegada ao Brasil de seu bisavô, Manuel Raposo da Câmara, um Morgado que transferiu-se da Ilha de São Miguel, nos Açores, para Natal. Manuel Raposo da Câmara constitui numerosa família que espalhou-se pelas Capitanias vizinhas e posteriormente por todo o Brasil.

Além disso, são identificadas na biografia parentescos colaterais com as famílias, Arruda Câmara, no Nordeste, Corrêa da Câmara, no Rio Grande do Sul e Gago da Câmara em São Paulo, todos, como Manuel Raposo da Câmara, descendentes de Ruy Gonçalves da Câmara, terceiro Capitão Mor da Ilha de São Miguel, nos Açores, filho de Zarco, descobridor da Ilha da Madeira, iniciador do patronímico Câmara.